Getting your Trinity Audio player ready...
|
Usuários do serviço destacam atendimento diferenciado oferecido na unidade
Com pouco mais de um mês em funcionamento, o PAI – Pronto Socorro Infantil já coleciona uma série de boas histórias. São mães, pais, familiares que ficaram satisfeitos com os atendimentos realizados na unidade.
A primeira paciente a ser atendida na unidade foi a Wellyda Sophya Vieira Matias, de 6 anos. Ela é portadora de uma doença genética e, por isso, soma muitas idas e vindas ao médico.
A mãe, Diviane Vieira Matias, que mora há apenas três meses em Araguaína, assim que soube da entrega do PAI procurou logo ajuda. “Falaram pra mim que seria aberto uma unidade só para crianças, que eu deveria levar a minha filha lá”, lembra Diviane.
A menina passou por uma triagem e logo estava no consultório sendo examinada pela médica, recebeu a medicação e foi liberada com recomendações.
“Fomos bem atendidas, toda a equipe do PAI foi muito atenciosa comigo e com a minha filha, conversaram e brincaram com ela, então para mim foi ótimo. Minha filha tomou a medicação e foi liberada, mas a médica deixou claro que caso ela passasse mal, era para retornar”, destaca.
Balanço de atendimentos
Inaugurado em 15 de março, durante os primeiros 30 dias de funcionamento, o PAI realizou 3.793 atendimentos. Em média, foram admitidos cerca de 126 pacientes por dia na unidade.
O PAI possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, uma farmácia, sala de raios X e sala amarela, vermelha e de isolamento.
A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal, vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, e gerida pelo ISAC- Instituto Saúde e Cidadania.
Um pronto socorro exclusivo para crianças
A paciente Emanuela Silva Barbosa chegou à unidade com a mãe e foi logo encaminhada para a triagem. Diante das características do quadro, foi atendida pela médica, fez os exames de imagem e recebeu a atenção assistencial necessária.
“Não demorou muito e minha menina foi chamada para reavaliação, então a médica nos liberou para irmos para casa, fiquei muito feliz com o atendimento da unidade infantil, parabéns para toda a equipe, antes das 13 horas eu já estava de volta em casa. É maravilhoso ter disponível um pronto socorro só para crianças”, ressalta a mãe, Joseilda Mendes Barbosa.
O PAI é a única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região.
Atendimento Humanizado
O atendimento humanizado preconizado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, gestor da unidade, tem como objetivo promover um tratamento acolhedor para todos os pacientes. Com as crianças a abordagem precisa ser mais especial ainda. Rutilene Cerqueira da Luz ficou impressionada.
“Achei muito linda a metodologia que foi utilizada, a moça da recepção disse que uma enfermeira conversaria conosco, fomos bem atendidos e me surpreendi quando a enfermeira falou para o meu filho que ele iria participar de uma festa, uma festa linda, e usaria uma pulseira de festa. E ele muito empolgado deixou ela colocar a pulseirinha”, descreveu Rutilene.
Pedro Daniel da Luz é uma criança de oito anos que tem Síndrome de Down, características de Autismo e intolerância a lactose. “Sou pedagoga, fiz psicopedagogia e terminei no ano passado o curso de psicologia, então eu percebi que toda metodologia está voltada para a criança. Quero externar a minha gratidão a toda a equipe da unidade, todos vocês estão de parabéns mesmo”, finaliza Rutilene.