Enfermeiros e técnicos de enfermagem do ISAC são homenageados em Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Evento recebeu colaboradores de todas as unidades gerenciadas pelo Instituto na cidade

Demonstrar gratidão e reconhecer a importância de quem vive a missão de construir uma saúde pública eficiente e resolutiva. Foi com este objetivo que o ISAC- Instituto Saúde e Cidadania encerrou as celebrações pela Semana da Enfermagem em Araguaína, no estado do Tocantins.

Na cidade, o Instituto gerencia quatro unidades: a UPA- Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro; o Hospital Municipal; o AME- Ambulatório Municipal de Especialidades; e o PAI- Pronto Atendimento Infantil.

Na última sexta-feira, dia 20 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a organização social reuniu os colaboradores enfermeiros e técnicos de enfermagem em um evento no Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da cidade.

Após serem acolhidos pelos supervisores e coordenadores, os convidados participaram de uma programação que incluiu palestras, roda de conversa e apresentação cultural.
Para Márcia Carvalho, diretora administrativa e financeira do ISAC em Araguaína, o encontro foi uma forma de expressar agradecimento. “Pelo brilhante trabalho que eles prestaram pra gente durante todo esse tempo”, ressalta.

Programação

A roda de conversa com discussão de caso prático com o tema respeito foi um dos pontos altos do evento. Tendo como mediadoras as psicólogas clínicas, Maisa Martins, e organizacional, Bárbara Barbalho, a iniciativa quis avaliar a postura ética e assertiva do profissional diante de uma situação corriqueira.

“Serviu pra preparar as pessoas para caso aconteça situações de violência, de desrespeito, que eles saibam o que fazer, que medidas tomar, quem procurar para proteger o profissional”, explica Maisa Martins Lopes Araújo, psicóloga.

Valorização profissional

A semana da enfermagem é uma semana importante que ressalta ainda mais o valor do profissional para a existência das unidades de saúde. Técnica de enfermagem na UTI Pediátrica do HMA, Erlaine Conceição dos Santos Silva, reconhece a valorização.

“Com certeza, O ISAC tem super se esforçado para nos colocar pra cima o tempo todo, para nos incentivar com palestra, com cursos o tempo todo pra gente não cair numa rotina e desanimar, então, sempre incentivam a gente”, diz.

Segundo Adriano Rocha Silva, gerente de enfermagem das unidades ISAC em Araguaína, toda manifestação de reconhecimento é de emocionar. “De várias formas os colaboradores sentem essa valorização. Entre as várias programações que existem, como a valorização do colaborador, o trabalho do RH junto com o destaque do mês, tudo pra dizer o quanto são importantes. Eles se sentem valorizados a partir daí”, acredita.

Já esperando pelos próximos encontros, Alaíne Lacerda de Oliveira, coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica do HMA, destaca que a gratidão vem de várias formas, dos mais pequenos gestos aos grandes eventos.

“Nós sabemos que a rotina diária da enfermagem não é uma rotina fácil, cada unidade tem a sua particularidade. Então, querendo ou não, a enfermagem demanda muito do profissional, independentemente de onde seja”, enfatiza.

Coordenadora de enfermagem da UPA Araguaína, Aricélia Silva Borges Carvalho fica feliz com esses momentos e com o que representam. “É importante esse reconhecimento para a equipe que espera isso. A equipe de enfermagem se doa a cada dia. Então, demonstrar que não é em vão, que quando ela faz a mais do que ela tá proposta a fazer em seu ambiente de trabalho significa que faz a diferença na vida do paciente”, defende.

Compartilhe esta postagem »»