Adenovírus: Especialistas orientam quando paciente deve buscar atendimento na UPA

Getting your Trinity Audio player ready...

Mais comum em crianças, infecção viral causa sintomas gripais, gastrointestinais e até conjuntivite

Febre, tosse, dor de garganta, coriza, diarreia, vomito e até conjuntivite. Esses são alguns dos sintomas causados pelo adenovírus. Nos últimos meses, o aumento da circulação viral em todo país tem preocupado principalmente os pais, já que essa infecção acomete, na maioria das vezes, as crianças.

De acordo com o pediatra e superintendente técnico do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, José Maria Sinimbu Filho, nos casos de agravamento dos sintomas, o paciente deve buscar um serviço de urgência e emergência.

“Na maioria dos casos, a infecção por adenovírus vai causar sintomas gripais leves. Alguns pacientes apresentam infecções no sistema gastrointestinal e até mesmo conjuntivite. A orientação é manter a hidratação, bebendo bastante água, e consumir alimentos leves e saudáveis como frutas e verduras, que ajudam na melhora da imunidade. Em caso de sintomas mais graves, como febre acima de 39°C, a indicação é buscar um serviço médico de emergência”, explicou o pediatra.

José Maria Sinimbu Filho afirma ainda que os sintomas permanecem em média entre sete e quatorze dias.

Transmissão

O adenovírus é facilmente transmitido por meio do contato direto com gotículas de saliva ou secreções respiratórias liberadas no ar quando a pessoa tosse ou espirra. Tocar em uma superfície contaminada pelo vírus também pode ser uma forma de transmissão.

“Usar máscara ao ter contato com um indivíduo infectado, a higienização contínua das mãos tanto com água corrente e sabão quanto com álcool em gel são formas eficazes de evitar a contaminação pelo adenovírus”, orienta José Maria Sinimbu.

Como funciona a UPA?

As UPAs são unidades de urgência e emergência que atendem casos de média complexidade. Por terem mais recursos tecnológicos que os postos de saúde, elas funcionam como um meio-termo entre as UBS – Unidades Básicas de Saúde e os hospitais.

Nas UPAs, o atendimento é disponibilizado 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, aos usuários que procuram espontaneamente a unidade ou são encaminhados por outros serviços da rede, como o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Para ter acesso aos serviços na unidade, ao procurar atendimento, é recomendado portar documentos que são necessários para identificação do paciente, cadastro no sistema, bem como checar o histórico de atendimentos anteriores.

Por esse motivo, antes de se dirigir à UPA, é importante que o usuário reúna os seguintes documentos: cartão SUS, CPF e documento oficial de identificação com foto.

O ISAC realiza a gestão compartilhada de cinco unidades de urgência e emergência em três estados brasileiros: UPA Benedito Bentes e Trapiche da Barra, ambas em Maceió (AL); UPA San Martin, em Salvador (BA); UPA Anatólio Dias Carneiro e PAI – Pronto Atendimento Infantil, unidades localizadas em Araguaína (TO).

Compartilhe esta postagem »»