Getting your Trinity Audio player ready...
|
Profissionais de Enfermagem da unidade prestigiaram a live de abertura que retratou sobre as vivências da profissão
Falar de quem cuida é falar de amor ao próximo. Enfermeiros e técnicos em Enfermagem estão sempre na linha de frente da Saúde, e muitas vezes, estabelecem laços de amizade com seus pacientes durante sua evolução.
Por isso, o ISAC — Instituto Saúde e Cidadania promove de 11 a 26 de maio a Quinzena da Enfermagem, em todo o país, em homenagem a esses profissionais da Saúde que dedicam suas vidas para cuidar da vida de outras pessoas, e o PAI — Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), marca presença.
O slogan escolhido para 2023 é “Eu me cuido para cuidar”, no qual o ISAC montou uma programação ao vivo e on-line para levar informação e conhecimento para os enfermeiros e técnicos em Enfermagem que atuam nas unidades gerenciadas pelo instituto, nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins.
E para a abertura do evento, uma live foi realizada no canal oficial do ISAC no YouTube, no dia 11, às 19 horas, com o tema “Vivência sobre como é atuar na Enfermagem: as nossas experiências”, conduzida por Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão.
Vivências e superações durante a pandemia
O primeiro momento da abertura da Quinzena da Enfermagem foi marcada por depoimentos de quem acompanhou de perto as ações do ISAC nas unidades durante a pandemia do coronavírus, que deixou de ser classificada como emergência de saúde pública de importância internacional pela OMS — Organização Mundial da Saúde, no dia 5 de maio, o que não significa que a doença foi erradicada.
“Quando a OMS declarou o fim da emergência eu olhei para trás e pensei em tudo o que a gente percorreu nos últimos anos. Foi um momento duro e fomos testados fisicamente e, sobretudo, emocionalmente até o limite”, lembrou Camila Moreira, coordenadora de Enfermagem da UPA Benedito Bentes, em Alagoas.
De Salvador, Bahia, a coordenadora do Multicentro de Saúde de Vale das Pedrinhas, Márcia Sena, falou sobre a diferença que os enfermeiros e técnicos de Enfermagem fizeram na vida das pessoas durante a pandemia. “Eu vejo que a pandemia foi uma missão e que nós cumprimos o nosso dever. No começo ficamos muito temerosos, mas, hoje, sinto que estamos mais preparados”, disse.
Pelo chat, a coordenadora do HMA — Hospital Municipal de Araguaína (TO), Cristiana Nogueira de Jesus, elogiou o tema proposto pelo ISAC. “Esse assunto éde extrema relevância para a reflexão. Trazer as nossas memórias erelembrar asexperiências da época da pandemia também é um resgate de humanização. A enfermagem enfrenta muitos desafios, e corre atrás de conquistas. Ser este profissional hoje é como sinalizado, muito desafiador, onde temos necessidade de resiliência para cuidar do outro”, escreveu.
Também participaram da primeira etapa da live Yasmim Juvino, que atua na Comissão de Revisão de Prontuários da UPA Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, e as técnicas de Enfermagem Tânia Wanderley e Poliana Rodrigues, da UPA Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína, Tocantins.
A enfermeira, Poliana Rodrigues destacoua importância do trabalho em equipe desempenhado pelos profissionais de Saúde durante a pandemia.
“Mesmoassustados com as notícias e a demanda cada vez maior de trabalho, os enfermeiros e técnicos de Enfermagem estavam sempre lá, no dia a dia, cuidando, tranquilizando e levando esperança aos pacientes”, destacou Poliana Rodrigues, da UPA Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína, Tocantins.
Programação
A Quinzena da Enfermagem do ISAC é uma programação de 11 a 26 de maio, com transmissões ao vivo e on-line pelo Google Meet e no canal oficial do instituto no YouTube. É também uma homenagem aos profissionais e é alusivo ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20 de maio.
Para participar dos encontros, basta acessar este link nos horários agendados.
Quarta-feira, 11
16h – Como a prática da autorresponsabilidade contribui para o seu bem-estar? Facilitadoras: Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC e CEO da Genesis Gente e Gestão, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão.
19h – Abertura oficial: Vivência sobre como é atuar na Enfermagem: as nossas experiências. Facilitadoras: Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão.
Sexta-feira, 12
10h – Como garantir a privacidade e confidencialidade de dados na prática da Enfermagem? Facilitador: José Carlos Deotti, DPO do ISAC.
Segunda-feira, 15
19h – Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções? Facilitadora: Nara Fernanda, supervisora de SCIRAS no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança.
Terça-feira, 16
19h – Saúde mental: como lidar com as suas emoções? Facilitadora: Keiliany Kellen de Jesus Sousa, psicóloga clínica.
Quarta-feira, 17
19h – Ética na Enfermagem: a atuação profissional e os dilemas éticos. Facilitadora: Yasmyny Cahet, enfermeira, gestora de Qualidade no ISAC e CEO da Nucleus.
Quinta-feira, 18
16h – Como a prática da autorresponsabilidade contribui para o seu bem-estar? Facilitadoras: Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC e CEO da Genesis Gente e Gestão, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão
Sexta-feira, 19
16h – Liderança e gestão em Enfermagem: como os enfermeiros podem se tornar líderes eficazes e influenciar a tomada de decisões no setor de saúde. Facilitadora: Dra. Ivanete Prestes Roberti, diretora assistencial e consultora em Saúde
Segunda-feira, 22
15h – Saúde mental: como lidar com as suas emoções? Facilitadora: Keiliany Kellen de Jesus Sousa, psicóloga clínica.
Terça-feira, 23
20h – Como garantir a privacidade e confidencialidade de dados na prática da Enfermagem? Facilitador: José Carlos Deotti, DPO do ISAC.
Quarta-feira, 24
15h – Ética na Enfermagem: a atuação profissional e os dilemas éticos. Facilitadora: Yasmyny Cahet, enfermeira, gestora de Qualidade no ISAC e CEO da Nucleus.
Quinta-feira, 25
15h – Como o profissional de saúde pode se comportar nas redes sociais de forma segura? Facilitadoras: Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC, e Bianca Teixeira, coordenadora de Comunicação no ISAC.
Sexta-feira, 26
19h – Comunicação positiva: o passo seguro para a humanização. Uma experiência mais feliz na saúde. Facilitadora: Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC