Nara Fernanda supervisora de SCIRAS no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança apresentou o curso on-line Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções?

Quinzena da Enfermagem: colaboradores do PAI Araguaína reforçam noções de prevenção e controle das infecções

Getting your Trinity Audio player ready...

Orientações gerais e estratégias para uma assistência segura e de qualidade foram retratadas em curso on-line da Quinzena da Enfermagem

Maioria nas unidades de saúde, os profissionais da Enfermagem são referência quando se fala em prevenção e controle de infecções hospitalares, pois possuem grandes competências no cuidado com os pacientes e ambientes.

E para reforçar a importância desse trabalho, os colaboradores do PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), acompanharam o curso on-line “Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções?”, promovido pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e conduzido por Nara Fernanda, supervisora de SCIRAS – Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança.

O curso on-line fez parte da programação da “Quinzena da Enfermagem: eu me cuido para cuidar”, realizada pelo ISAC, de 11 a 26 de maio, em todo o país, em reconhecimento e homenagem a esses profissionais da Saúde que dedicam suas vidas para cuidar de outras pessoas.

Durante a apresentação, Nara Fernanda trouxe dados e orientações para as lideranças do instituto, enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam nas unidades gerenciadas pelo ISAC nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins, além da sede no Distrito Federal, e relembrou acontecimentos históricos que revolucionaram a qualidade da assistência em saúde no mundo e que são adotados até hoje.

Em nossas mãos

Nos primeiros minutos da live, Nara Fernanda lembrou que o dia 15 de maio é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei nº 11.723/2008. Nessa data, busca-se conscientizar as autoridades sanitárias, diretores de hospitais e profissionais de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Profissionais da Enfermagem do ISAC participam do curso on-line Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções? com Nara Fernanda
Enfermeiros e técnicos em Enfermagem das unidades gerenciadas pelo ISAC acompanharam as orientações de Nara Fernanda

O documento destaca que a responsabilidade pelo controle e prevenção das infecções é de toda a equipe multiprofissional e interdisciplinar de saúde, isto é, envolve todos os profissionais além da Enfermagem. Por outro lado, a natureza do trabalho dos enfermeiros e técnicos em Enfermagem exige atenção redobrada.

“Temos um papel muito importante na assistência”, afirma Nara Fernanda, que também é enfermeira por formação. “A equipe de Enfermagem é sempre maioria no serviço de saúde e, quando se trata de ambientes hospitalares, precisamos ter uma atenção maior, pois o cuidado realmente está em nossas mãos”, frisa.

Em seguida, apresentou uma nuvem de palavras que podem ser consideradas alguns benefícios diretos da prevenção e controle de infecções, como segurança e satisfação do paciente, redução dos custos e do tempo de permanência, excelência no cuidado e diminuição na taxa de mortalidade.

E ao encerrar a primeira parte da apresentação, citou profissionais da saúde e cientistas que descobriram e implementaram soluções que mudaram o curso da Enfermagem e da Medicina no mundo.

Boas práticas

O ISAC trabalha de forma ampla, nas unidades que gerencia, a meta número 5 do PNSP – Plano Nacional de Segurança do Paciente, instituído em 2013, baseado nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Lista de estratégias para uma assistência segura de qualidade ao paciente
Nara Fernanda descreveu as principais estratégias que garantem uma assistência de qualidade para os usuários do SUS

Essa meta descreve a redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde com ênfase na importância da prática da higienização das mãos.

E como supervisora de SCIRAS no ISAC, Nara Fernanda enfatiza o cuidado e a atenção que os profissionais da Enfermagem, por estarem mais envolvidos na assistência ao usuário do SUS – Sistema Único de Saúde, precisam tomar durante todo o serviço.

“O SCIRAS nada mais é do que evitar que o usuário, que foi tratar uma fratura, evolua para uma infecção hospitalar durante o seu período de internação. Portanto, percebam o quanto a Enfermagem é importante na adequação das boas práticas”, pontua. “E lembremos sempre que o paciente é o amor da vida de alguém, é uma pessoa que está no leito e precisa receber todo cuidado e assistência de qualidade”, conclui.

Programação

A Quinzena da Enfermagem do ISAC foi uma programação de 11 a 26 de maio, com transmissões ao vivo e on-line pelo Google Meet e no canal oficial do instituto no YouTube. Foi também uma homenagem aos profissionais e é alusivo ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20 de maio.

Confira outros eventos:

Abertura oficial: Vivência sobre como é atuar na Enfermagem: as nossas experiências. Facilitadoras: Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão

Como a prática da autorresponsabilidade contribui para o seu bem-estar? Facilitadoras: Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC e CEO da Genesis Gente e Gestão, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão

Como garantir a privacidade e confidencialidade de dados na prática da Enfermagem? Facilitador: José Carlos Deotti, DPO do ISAC

Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções? Facilitadora: Nara Fernanda, supervisora de SCIRAS no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança

Saúde mental: como lidar com as suas emoções? Facilitadora: Keiliany Kellen de Jesus Sousa, psicóloga clínica

Liderança e gestão em Enfermagem: como os enfermeiros podem se tornar líderes eficazes e influenciar a tomada de decisões no setor de saúde. Facilitadora: Dra. Ivanete Prestes Roberti, diretora assistencial e consultora em Saúde

Compartilhe esta postagem »»