Referência em Pediatria de urgência e emergência no Tocantins, o PAI oferece consultas, exames e estrutura especializada para as crianças de Araguaína e região. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)

PAI de Araguaína completa 3 anos com mais de 120 mil atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

A unidade é referência em Pediatria de urgência e emergência no Tocantins, oferecendo consultas, exames e estrutura especializada para as crianças da região

Na cidade que não para, o dia 15 de março é um marco para a saúde infantil. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Araguaína, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), celebra três anos de atividades, consolidando-se como um dos principais serviços de saúde pediátrica do Tocantins. E para marcar a data, foi realizado um encontro especial no dia 14, destacando a dedicação dos profissionais que atuam na unidade.

Durante a celebração, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou a relevância do PAI para todo o Estado. “Hoje, podemos dizer que são três anos de muito atendimento e dedicação às crianças de Araguaína e de toda a região, que vêm até aqui em busca de cuidados. O PAI é um marco para o Tocantins e para o Brasil. Parabéns ao Pronto Atendimento Infantil e a todos os colaboradores e profissionais que fazem dele referência em pediatria no Estado”, comemora.

O prefeito Wagner Rodrigues marca presença nos três anos de funcionamento do PAI. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)
O prefeito Wagner Rodrigues marca presença nos três anos de funcionamento do PAI. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)

Com uma equipe composta por mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e equipe administrativa, o PAI também é referência pelo atendimento humanizado e eficiente.

“O PAI é referência em qualidade e cuidado ao paciente”, destaca Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do PAI. “Contamos com uma unidade moderna, que oferece conforto, comodidade e uma equipe preparada para atender a cada pai, mãe e, principalmente, a cada criança. Aqui cuidamos não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional de quem passa por nós”, complementa.

Histórico de atendimentos

Desde sua inauguração, a unidade já contabilizou mais de 126 mil atendimentos entre consultas pediátricas, clínicas médicas, assistência social e enfermaria. Somente em 2024, foram registrados 46.419 atendimentos. Já entre março e dezembro de 2022 e em todo ano de 2023, foram 72.820 atendimentos.

Na realização de exames, o PAI também mostrou sua importância e relevância, com 18.856 procedimentos realizados entre março de 2022 e dezembro de 2024.

Ana Paula Abadia, secretária de Saúde (esq.) e o prefeito Wagner Rodrigues, ao lado da Dra. Elena Medrado, cortam o bolo de aniversário do PAI. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)
Ana Paula Abadia, secretária de Saúde (esq.) e o prefeito Wagner Rodrigues, ao lado da Dra. Elena Medrado, cortam o bolo de aniversário do PAI. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)

“Esse é um serviço de qualidade que o município oferece em pediatria. Nosso compromisso é garantir uma saúde de excelência para a população, com o PAI sendo a principal referência em pediatria no Tocantins”, pontuou Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde.

Estrutura especializada

O PAI é a única unidade pública do Tocantins especializada exclusivamente em urgência e emergência pediátrica, atendendo crianças de Araguaína e região.

Sua estrutura conta com três consultórios médicos, estrutura para saúde digital com a Telemedicina e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, podendo chegar a 270 em períodos de alta demanda.

A gestão do PAI é compartilhada com o ISAC e é custeada integralmente pela Prefeitura de Araguaína. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)
A gestão do PAI é compartilhada com o ISAC e é custeada integralmente pela Prefeitura de Araguaína. (Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)

A unidade possui 9 leitos distribuídos entre a ala vermelha e amarela, 2 recepções, farmácia, 7 salas para classificação de risco, espaços para serviço social, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-X, laboratório, salas administrativas, copa, refeitório e banheiros.

Compartilhe esta postagem »»