Direto do conto de fadas, princesa participa de ação de higiene bucal no PAI

Getting your Trinity Audio player ready...

Aguardar atendimento médico para o filho ou filha é complicado, mas pode ser sempre mais leve. Imagina só essa cena: a família está no PAI – Pronto Atendimento Infantil e acaba encontrando com a Rapunzel dos contos de fadas? Pois, acredite: essa fantasia se transformou em realidade na tarde da última quinta-feira, 28/10, durante ação de saúde bucal promovida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

De acordo com a odontóloga, Marlei Aparecida da Silva Pires, a ação teve como objetivo incentivar nas mães, que aguardavam atendimento, a sensibilização de que hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina da criança desde cedo. Para colaborar com a iniciativa, durante a ação foram distribuídos ainda kits de saúde bucal.

“Quando a criança tem hábitos favoráveis, ela vai crescer uma criança saudável. Nesta ação, nós focamos na nutrição, incentivando a diminuição da ingestão dos açúcares, além de falarmos bastante da importância da saúde bucal começar bem cedo, desde bebê”, pontua a odontóloga hospitalar.

O evento em comemoração ao mês da criança levou promoção a saúde bucal para as mães dos pequeninos que esperavam atendimento, já que prevenir é melhor do que remediar.

“Nossa intenção foi de trazer informação acerca do que é bom e do que é ruim para a saúde da boca e dos dentes, até mesmo dos dentinhos que ainda não nasceram, já que a limpeza da boca começa quando a criança ainda é lactante”, explica a cirurgiã dentista no HMA, Thays Pereira Cunha.

Uma visita de contos de fadas

E quem melhor para incentivar a saúde bucal de forma divertida para as crianças do que uma verdadeira princesa? A Lara Vitória conta que o exercício de cidadania também é uma forma de diversão.

“Eu posso me vestir como a minha personagem preferida, me divertir animando as crianças e ajudar as mães com essas orientações que serão importantes no crescimento dos seus filhos, é tudo de bom e eu gosto bastante”, destaca Lara.

Mães de primeira e segunda viagem

A Rafaela Nascimento é mãe de primeira viagem. Ela adorou a conversa sobre saúde bucal e vai aplicar o que aprendeu na filha Lorena Valentino, que tem apenas 8 meses de idade.

“Desconhecia todas as técnicas, mas achei bom porque a Lorena está na fase de nascer os dentinhos, aí a dentista me explicou várias coisas como, por exemplo, que eu posso ir limpando a gengiva dela para o dente já nascer forte, além de sempre oferecer uma alimentação saudável”, conta Rafaela.

A Letícia Lacerda Feitosa é mãe de duas meninas. Enquanto aguardava atendimento para a caçula de 8 meses, Maria Catarina, pode acompanhar de perto recomendações que já conhecia.

“Foi um conhecimento que eu já tinha porque sou mãe de duas, mas achei bem interessante porque aqui tem várias crianças com idades diferentes, então serviu um pouquinho para cada um e é bom porque reforça o que a gente já conhece sobre educação bucal”, conta Letícia.

Para a Raiza Costa, mãe do Rian Lima de 4 anos, é importante que as mães estejam cientes da importância de realizar a escovação dos filhos corretamente, para evitar problemas futuros.

“Às vezes, a gente fica perdida nessa fase inicial de introdução alimentar, como é para fazer a limpeza dos dentes e da gengiva, se é com frauda, com escovinha ou a escova, mas as dentistas deram um norte sobre o que fazer e eu agradeço muito”, finaliza.

Compartilhe esta postagem »»