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É obrigatório apresentar os documentos pessoais e Cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde
O PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), oferece assistência em urgência e emergência pediátrica aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sob o regime de 24 horas, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
O fluxo de atendimento é definido pela Classificação de Risco, onde, ao chegar no PAI, o usuário passa por uma triagem, que avalia o seu quadro clínico geral, e, ao final, recebe uma pulseira colorida que representa a sua posição na escala de atendimento.
E esse fluxo começa com a apresentação dos documentos pessoais.
Portanto, antes de seguir para o PAI Araguaína, o usuário deve reunir os seguintes documentos para receber atendimento de urgência e emergência pediátrica:
– Documento de identificação com foto (RG, Passaporte etc.);
– CPF;
– CNS (também conhecido como Cartão do SUS).
Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta a mãe, pai ou responsável ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município e fazer a solicitação, ou ainda emitir pela internet.
Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?
O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.
Para emitir o cartão, a mãe, pai ou responsável precisa ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou à Secretaria de Saúde do município com os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto (RG, Passaporte etc.) da criança;
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.) da mãe ou pai;
– CPF (criança);
– Certidão de Nascimento (criança);
– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.).
Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.
Como emitir o Cartão do SUS pela internet?
Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.
Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.
A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.
Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.
Pelo aplicativo:
– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.
Pelo site:
– Acesse o site Conecte SUS;
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.
O que é a Classificação de Risco?
Agora que você já sabe quais documentos levar toda vez que precisar ir até o PAI Araguaína, conheça também os níveis de gravidade representados pelas cores das pulseiras no sistema de Classificação de Risco:
– Vermelho: Emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato;
– Laranja: Muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente;
– Amarelo: Urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar;
– Verde: Pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento;
– Azul: Não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma UBS – Unidade Básica de Saúde.
As cores determinam o tempo de atendimento, que pode ser imediato ou dentro de algumas horas, e ajudam as equipes multidisciplinares durante o acolhimento dos usuários.
Enquanto unidade pré-hospitalar de média complexidade, os usuários do PAI podem ser mantidos em observação por até 24 horas. Se as queixas ou quadro clínico se manterem, podem ser encaminhados para um hospital.
Quando procurar atendimento no PAI Araguaína?
O PAI Araguaína oferece atendimento de urgência e emergência para crianças de zero a menores de 12 anos e conta com três consultórios médicos, sala de medicação e nebulização, sala para pequenos procedimentos, farmácia, sala de raio-X e sala amarela, vermelha e de isolamento.
São exemplos de casos para procurar atendimento no PAI Araguaína:
– Febre que não baixa;
– Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
– Fratura com pouco sangramento;
– Corte com pouco sangramento;
– Falta de ar moderada ou intensa;
– Reação alérgica moderada ou intensa;
– Vômito constante;
– Diarréia;
– Desidratação;
– Crises convulsivas;
– Intoxicação;
– Envenenamento;
– Queimadura.
Se o usuário sofrer um acidente mais grave, que resulte em fratura exposta, politraumatismo ou hemorragia intensa, ou necessite realizar um procedimento mais complexo, como cirurgia, transplante ou internação, o recomendado é procurar atendimento em um hospital.