Getting your Trinity Audio player ready...
|
A advogada Mayara Rose, mãe de duas crianças atendidas pelo PAI, usou as redes sociais para agradecer todas as vezes que os filhos precisaram dos serviços oferecidos pela unidade
Dedicação e empatia durante o acolhimento são tão importantes quanto um atendimento rápido e eficiente. E o esforço em oferecer sempre um serviço de qualidade e humanizado é uma das principais características do PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Por isso, todo elogio e reconhecimento dos usuários da unidade é recebido com bastante alegria e motivação pela equipe multidisciplinar e administrativa. É também a constatação de um trabalho bem feito e que faz a diferença na vida das crianças.
E no dia 18 de dezembro, o PAI foi agraciado pela mensagem da advogada Mayara Rose, mãe de Manuela Rose, de 3 anos, e Pedro Zullias, de 5 anos, usuários da unidade. Ela compartilhou suas experiências e agradeceu por toda atenção que os filhos receberam sempre que buscaram atendimento.
“Eu sempre fui muito bem tratada, desde a recepção e triagem até a consulta e medicação”, afirma Mayara Rose. “As enfermeiras são muito cuidadosas e a gente percebe que elas têm bastante tato com as crianças. E elas nos ajudam muito e orientam, não é um lugar onde você chega e as mães têm que se virar sozinhas”, destaca.
Mayara também ressalta que, na maioria das vezes que buscou atendimento para os filhos, o tempo para o atendimento foi bem rápido. “Na minha ida mais recente, a Manoela estava vomitando e quando chegamos não havia ninguém, praticamente, então, fomos logo atendidas pela pediatra. E ainda sobre as enfermeiras, elas têm uma empatia muito grande, a gente nota que elas passam por treinamentos e sempre se colocam no lugar de cada mãe e cada pai que leva o seu filho”, acrescenta.
Atendimento amplo e estrutura avançada
Moradora do bairro Morada do Sol, Mayara conta que já precisou levar o filho Pedro com urgência, que havia colocado dois grãos de milho no ouvido, e elogiou a competência da equipe. Segundo ela, a médica que o atendeu conseguiu retirar um dos grãos antes de fazer o encaminhamento para o HMA – Hospital Municipal de Araguaína, também sob gestão do ISAC.
“O PAI fica perto da minha casa e isso é muito bom. Eu saio de casa e rapidinho já estou lá. Realmente, só tenho a agradecer a existência do PAI em nossa cidade”, enfatiza Mayara. “Outra coisa que eu posso afirmar é que sempre converso com as mães e percebo que muitas delas são da região, isto é, não são de Araguaína. Portanto, o PAI é de Araguaína e região. Na última ida, conheci uma mãe que veio de Wanderlândia com a filha que também estava passando mal e vomitando, e que também foi rapidamente atendida e medicada. Torço para que o PAI continue sempre assim”, revela.
Por último, Mayara elogiou a estrutura da unidade. “Outra coisa que eu gostaria de acrescentar é que eu acho interessante e importante o fato de ter exame de raio-x e exames laboratoriais. Assim, após a coleta de sangue, já conseguem identificar o que a criança tem lá mesmo na unidade. E no caso de quebrar algum osso ou suspeita de pneumonia, tem o exame de raio-x, o que adianta bastante para um encaminhamento. Ter todo esse suporte avançado é muito importante”, finaliza.
Serviço de Atendimento ao Usuário
Todos os usuários dos serviços das unidades geridas pelo ISAC podem se manifestar, seja para criticar ou elogiar. Para isso, existe o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona online e presencialmente.
“Nas unidades em Salvador (BA) e Parnaíba (PI) são disponibilizadas urnas e formulários, onde os usuários podem descrever sua experiência. Nas demais unidades, o atendimento é feito através do WhatsApp do SAU, que é padrão para todas as unidades, e também pelas redes sociais, e-mail e formulário online”, conta Gisele Milhomem, coordenadora administrativa da WEDO, que gerencia o SAU das unidades ISAC.
O número de telefone do SAU é (63) 98467-9515, basta salvar na agenda de contatos do smartphone ou clicar neste link para enviar uma mensagem via WhatsApp.
O e-mail do SAU está disponível no topo de todos os sites, acima do logotipo da unidade, e seguem um padrão: sau@sitedaunidade. Já o formulário online está disponível no menu principal dos sites, sendo exibido como PAI atende, HMA atende, UPA atende, neste padrão. E os ícones com os links dos perfis no Facebook e Instagram, para enviar mensagem direta, estão disponíveis no rodapé dos sites.
“Independente das manifestações que recebemos, seja por meio físico ou digital, realizamos uma tratativa. Ou seja, pegamos aquela manifestação, encaminhamos para direção, que, por exemplo, se for uma manifestação negativa, busca averiguar para entender o que houve e, se for algo que dê para resolver rapidamente, dá uma solução. Em seguida, a direção nos manda uma devolutiva, que é reencaminhada por nós para o usuário”, explica Gisele Milhomem.
Sobre o PAI
Única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado e exclusivo para crianças de Araguaína e região, o Pronto Atendimento Infantil é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. Possui três consultórios médicos e capacidade para atender 150 pacientes por dia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.