Equipes do PAI participam de capacitação sobre Suporte Básico de Vida

Getting your Trinity Audio player ready...

Atualização foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU de Araguaína

Técnicos de Enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam no PAI – Pronto Atendimento Infantil participaram nesta quinta-feira, 16/02, de um treinamento sobre Suporte Básico de Vida.

A atualização foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Araguaína. O objetivo principal foi atualizar os profissionais do PAI em relação às técnicas de ressuscitação cardíaca e pulmonar pediátrica e de desobstrução das vias áreas superiores em possíveis ocorrências de urgência nas unidades.

O PAI é uma unidade pública de saúde gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Araguaína.

“Garantir capacitação continuada às equipes faz parte dos pilares da gestão ISAC. Com isso, conseguimos promover a melhoria contínua da nossa assistência, sempre com foco na segurança do paciente e humanização dos acolhimentos”, explicou Elena Medrado, diretora técnica do HMA.

Maior integração entre as equipes assistenciais

De acordo com o médico do HMA, Flávio Salvador, a realização desse tipo de iniciativa é fundamental para aumentar a interação entre as equipes assistenciais que atuam no HMA e no PAI.

“O intuito é atualizar as equipes em relação às técnicas de suporte básico e trazer uma maior integração das equipes assistenciais. Iremos promover novas capacitações com o objetivo de gerar uma padronização maior dos acolhimentos nos nossos serviços”, afirmou.

Referência assistencial infantil

O PAI, por exemplo, é a única unidade de urgência e emergência pediátrica do Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região. Ele funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O PAI possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, uma farmácia, sala de raios X e salas amarela, vermelha e de isolamento.

 

Compartilhe esta postagem »»