Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania reuniu suas lideranças do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, do AME – Ambulatório Municipal de Especialidades e do PAI – Pronto Atendimento Infantil, no treinamento Escola de Líderes: trabalho em equipe e feedback, ministrado pela psicóloga e gestora de Recursos Humanos Ruama Caetano.
Durante o treinamento, a gestora de RH explicou como questões pessoais impactam o dia a dia dos líderes, as diferenças entre trabalho em equipe e trabalho em grupo e também a importância do feedback para a melhoria no ambiente de trabalho.
“Minha intenção foi de despertar nos líderes a necessidade de desenvolver a equipe deles com mais engajamento, bem como ensinar sobre o poder da persuasão e da resolução de conflitos”, destacou a psicóloga.
Para o gerente de Enfermagem das unidades ISAC em Araguaína, Adriano Rocha Silva, a Escola de Líderes reforçou ações que já eram aplicadas por ele na hora de tratar seus colegas de trabalho.
“Estou sempre disposto a aprender junto com os demais colegas. Então, é muito bom ver o que eles estão fazendo para poder pegar todas as atitudes positivas e aplicar no meu dia a dia. Esse é um objetivo que persigo sempre, o de melhorar o que faço”, disse Adriano.
A importância do feedback
No treinamento, Ruama conversou com os líderes sobre a importância de dar um feedback adequado para os colaboradores liderados, trazendo os pontos positivos e conversando com eles sobre o que podem melhorar.
Para a coordenadora administrativa da UPA, Sivanilda Mariano, todo conhecimento é bem-vindo, ainda mais quando ele pode melhorar o ambiente de trabalho.
“O feedback é muito importante. A comunicação pode sempre melhorar em todo o âmbito da vida, principalmente no trabalho. Então, sabendo como dar esse feedback, podemos incentivar nossos colegas a crescerem ainda mais. Temos sempre a ganhar porque podemos aprender mais todos os dias”, enfatizou Sivanilda.
Trabalho em equipe e trabalho em grupo
A gerente de RH contou para os presentes que trabalho em equipe e em grupo, embora pareçam a mesma coisa, têm resultados completamente diferentes.
“Tem muita diferença entre o trabalho em equipe e o trabalho em grupo. Em grupo, os colaboradores trabalham de forma individualizada e não atingem as metas propostas pelos líderes, enquanto no trabalho em equipe todos se esforçam em prol do mesmo objetivo”, concluiu a gestora.
Tudo o que foi aprendido no treinamento será usado para gerir os liderados, segundo a gerente ambulatorial do AME, Samantha Vitorino Coelho.
“Treinamentos como os da Escola de Líderes são fundamentais para a promoção de aprendizagem dos líderes e liderados. Todo o conhecimento que obtivemos aqui será muito bem utilizado para melhorar nosso dia a dia de trabalho e oferecer um serviço em saúde ainda melhor para nossos pacientes”, finalizou Samantha.