Getting your Trinity Audio player ready...
|
Orientações gerais e estratégias para uma assistência segura e de qualidade foram retratadas em curso on-line da Quinzena da Enfermagem
Maioria nas unidades de saúde, os profissionais da Enfermagem são referência quando se fala em prevenção e controle de infecções hospitalares, pois possuem grandes competências no cuidado com os pacientes e ambientes.
E para reforçar a importância desse trabalho, os colaboradores do PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), acompanharam o curso on-line “Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções?”, promovido pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e conduzido por Nara Fernanda, supervisora de SCIRAS – Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança.
O curso on-line fez parte da programação da “Quinzena da Enfermagem: eu me cuido para cuidar”, realizada pelo ISAC, de 11 a 26 de maio, em todo o país, em reconhecimento e homenagem a esses profissionais da Saúde que dedicam suas vidas para cuidar de outras pessoas.
Durante a apresentação, Nara Fernanda trouxe dados e orientações para as lideranças do instituto, enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam nas unidades gerenciadas pelo ISAC nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins, além da sede no Distrito Federal, e relembrou acontecimentos históricos que revolucionaram a qualidade da assistência em saúde no mundo e que são adotados até hoje.
Em nossas mãos
Nos primeiros minutos da live, Nara Fernanda lembrou que o dia 15 de maio é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei nº 11.723/2008. Nessa data, busca-se conscientizar as autoridades sanitárias, diretores de hospitais e profissionais de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.
O documento destaca que a responsabilidade pelo controle e prevenção das infecções é de toda a equipe multiprofissional e interdisciplinar de saúde, isto é, envolve todos os profissionais além da Enfermagem. Por outro lado, a natureza do trabalho dos enfermeiros e técnicos em Enfermagem exige atenção redobrada.
“Temos um papel muito importante na assistência”, afirma Nara Fernanda, que também é enfermeira por formação. “A equipe de Enfermagem é sempre maioria no serviço de saúde e, quando se trata de ambientes hospitalares, precisamos ter uma atenção maior, pois o cuidado realmente está em nossas mãos”, frisa.
Em seguida, apresentou uma nuvem de palavras que podem ser consideradas alguns benefícios diretos da prevenção e controle de infecções, como segurança e satisfação do paciente, redução dos custos e do tempo de permanência, excelência no cuidado e diminuição na taxa de mortalidade.
E ao encerrar a primeira parte da apresentação, citou profissionais da saúde e cientistas que descobriram e implementaram soluções que mudaram o curso da Enfermagem e da Medicina no mundo.
Boas práticas
O ISAC trabalha de forma ampla, nas unidades que gerencia, a meta número 5 do PNSP – Plano Nacional de Segurança do Paciente, instituído em 2013, baseado nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Essa meta descreve a redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde com ênfase na importância da prática da higienização das mãos.
E como supervisora de SCIRAS no ISAC, Nara Fernanda enfatiza o cuidado e a atenção que os profissionais da Enfermagem, por estarem mais envolvidos na assistência ao usuário do SUS – Sistema Único de Saúde, precisam tomar durante todo o serviço.
“O SCIRAS nada mais é do que evitar que o usuário, que foi tratar uma fratura, evolua para uma infecção hospitalar durante o seu período de internação. Portanto, percebam o quanto a Enfermagem é importante na adequação das boas práticas”, pontua. “E lembremos sempre que o paciente é o amor da vida de alguém, é uma pessoa que está no leito e precisa receber todo cuidado e assistência de qualidade”, conclui.
Programação
A Quinzena da Enfermagem do ISAC foi uma programação de 11 a 26 de maio, com transmissões ao vivo e on-line pelo Google Meet e no canal oficial do instituto no YouTube. Foi também uma homenagem aos profissionais e é alusivo ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20 de maio.
Confira outros eventos:
– Abertura oficial: Vivência sobre como é atuar na Enfermagem: as nossas experiências. Facilitadoras: Ana Negreiros, gestora de Comunicação e Experiência do Usuário no ISAC, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão
– Como a prática da autorresponsabilidade contribui para o seu bem-estar? Facilitadoras: Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC e CEO da Genesis Gente e Gestão, e Ruama Caetano, psicóloga e gerente de Recursos Humanos no ISAC pela Genesis Gente e Gestão
– Como garantir a privacidade e confidencialidade de dados na prática da Enfermagem? Facilitador: José Carlos Deotti, DPO do ISAC
– Como a Enfermagem contribui para um ambiente seguro livre de infecções? Facilitadora: Nara Fernanda, supervisora de SCIRAS no ISAC e presidente do Comitê de Biossegurança
– Saúde mental: como lidar com as suas emoções? Facilitadora: Keiliany Kellen de Jesus Sousa, psicóloga clínica
– Liderança e gestão em Enfermagem: como os enfermeiros podem se tornar líderes eficazes e influenciar a tomada de decisões no setor de saúde. Facilitadora: Dra. Ivanete Prestes Roberti, diretora assistencial e consultora em Saúde